quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Prodam adota virtualização para otimizar recursos

Exemplo da empresa de TI e Comunicação de São Paulo dá o tom dos benefícios que a tecnologia pode trazer às companhias

As duas toneladas de cabos inúteis retiradas sob o piso falso e a pilha imensa de sucata tecnológica dão bem a medida do que era o data center da Prodam - Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo, antes da mudança para as novas instalações na Barra Funda, Zona Oeste da cidade. O antigo centro, localizado em um pavilhão do Parque do Ibirapuera, sofria com a precariedade do sistema de backup, equipamentos obsoletos e crescimento desordenado do ambiente de produção. Quando chegou a notícia da mudança iminente, Luis Fernando Viera Quevedo, gerente de infra-estrutura da companhia, não sabia nem por onde começar. "O novo local nem estava definido ainda", lembra ele.

Para a Prodam, o grande desafio era mudar toda sua estrutura central de dados sem que isso causasse impacto visível aos serviços prestados à população. Para tanto, a empresa tratou primeiro de arrumar a antiga casa: comprou racks para os servidores, descartando as velhas mesas de madeira, adequou redes elétricas e de dados, atualizou equipamentos e a solução de backup. As duas toneladas de cabos obsoletos prejudicavam até o sistema de condicionamento de ar do ambiente, já que bloqueavam a passagem de ar sob o piso.

Agilidade na instalação

Com a casa em ordem, a companhia passou para a mudança propriamente dita. Depois da especificação técnica do projeto de consolidação e virtualização dos servidores, a Columbia Storage, parceira da VMware, venceu a licitação. A implementação começou em novembro de 2006, com a redistribuição de algumas máquinas entre o novo data center e o site de contingência, na Zona Sul de São Paulo. Concluído o projeto, a empresa conseguiu virtualizar 130 servidores em três máquinas blade e um sistema de storage de 20 terabytes.

Quevedo destaca a agilidade na instalação de novos servidores como o grande benefício da virtualização. No processo tradicional, a empresa levaria meses entre licitação, compra do servidor e instalação de sistema operacional e aplicativos. Agora, com a virtualização, um novo servidor virtual pode ser gerado a partir de imagens previamente armazenadas em questão de minutos.

Além da agilidade, a empresa passou a economizar com a compra de novos servidores físicos, otimizou a utilização de recursos, passou a contar com gerenciamento centralizado e reduziu os gastos com energia elétrica.

Nenhum comentário: