sábado, 3 de maio de 2008

Estudo aponta que uso de tecnologia móvel exige mais dos serviços de TI

Cresce o número de funcionários de empresas que usam cada vez mais tecnologias para o consumidor

Pesquisa encomendada pela Unisys revela que o aumento da Tecnologia da Informação consumível, usada pelos profissionais que atuam em bases móveis, é o principal fator de mudança em relação à forma como os serviços de suporte de TI são prestados pelas grandes empresas aos seus funcionários.

Um número maior de pessoas que trabalham em empresas está usando tecnologias para o consumidor, tais como laptops, assistentes pessoais digitais (PDAs) e iPhones no local de trabalho. Com isso, segundo o estudo, as empresas estão aos poucos abandonando os serviços de suporte de TI padronizados de “tamanho único” para adotar estratégias flexíveis de serviço, que colocam no alto da lista de prioridades o atendimento das necessidades dos funcionários que trabalham diretamente com os clientes e geram receitas.

O documento também revela que as organizações de TI das grandes empresas estão cada vez mais abertas à contratação de parceiros para a prestação de serviços. Os resultados tiveram como base entrevistas realizadas com aproximadamente 700 executivos de TI em todo o mundo.

Processos inovadores

Os entrevistados indicaram que 34% dos seus funcionários são móveis, remotos ou ambos. Com isso, mais pessoas estão usando um número maior de dispositivos de informática e comunicação. De acordo com o estudo, 91% dos entrevistados afirmaram que os funcionários estão usando mais os computadores, com aumento médio de 57% nos últimos cinco anos. Quarenta e nove por cento dos funcionários já usam mais de um dispositivo – principalmente móveis – durante um dia normal de trabalho.

Além disso, a pesquisa indica que os dirigentes de TI das grandes empresas estão adotando processos mais atuais e inovadores para obter mais valor da tecnologia da próxima geração. Eles prestam suporte de TI contínuo a mais profissionais móveis, adotando uma combinação de opções de serviço dirigida aos usuários com base na sua função e no seu impacto sobre as receitas.


Essas opções combinam centrais de atendimento e suporte no local com ferramentas mais avançadas baseadas no conhecimento – tais como as que aproveitam informações de resolução de ocorrências de serviço anteriores –, que ajudam os funcionários a trabalharem de maneira eficaz em qualquer lugar e a qualquer hora.

A diversidade de abordagens em relação aos serviços para o usuário final usados com maior freqüência hoje em dia pelas organizações entrevistadas, inclui centrais de atendimento (53%), treinamento para o usuário final (49%), suporte 24x7 (48%), suporte em níveis (45%) e investimentos em treinamento de TI (40%).

Nenhum comentário: